quinta-feira, 29 de maio de 2014

Navegando e aprendendo

         A latitude é de 2º ao sul em relação a linha imaginária do Equador, longitude 44º a oeste da linha imaginária que tem a cidade de Greenwich, na Inglaterra, como parâmetro.

         A convite do Fernando Previdi, voei de Joinville, maior cidade do estado de Santa Catarina, que fica ao lado da ilha de São Francisco do Sul, até essa outra ilha chamada São Luís, maior cidade e capital do estado do Maranhão.

         Nesse exato momento estamos eu, Fernando Previdi, Comandante Glauco Vaz e o pessoal do estaleiro provisionando o Guina, um portentoso e imponente catamarã de 47 pés, construído aqui em São Luís. A capital do estado do Maranhão tem essa fama entre os amantes da navegação muito provavelmente devido a uma característica peculiar da região: a amplitude de maré pode chegar a 8 metros. Para a navegação amadora isso se torna um problema, pois nos locais mais abrigados e menos profundos as embarcações hora estão flutuando com a maré alta, hora estão no seco. A maioria dos veleiros oceânicos são mono cascos com quilha fixa. Esses barcos sofrem um bocado aqui, a cada maré seca inclinam (adernam) e assim permanecem até a maré subir novamente normalizando a situação. Teoricamente, e a longo prazo,  isso pode causar algum dano ao barco, por esse motivo, os amantes da navegação que aqui residem acabaram resolvendo o problema optando por catamarãs e os estaleiros adaptaram-se a esse mercado resultando na fama justificada.



         O objetivo é claro: descermos com o Guina até o litoral de São Paulo.

         Faremos várias pernas para a conclusão do delivery, são elas:

São Luís/MAFortaleza/CE
Fortaleza/CERecife/PE
Recife/PESalvador/BA
Salvador/BAVitória/ES
Vitória/ESAngra/Paraty/RJ/Ilhabela/SP

A Almiranta gostaria muito de participar dessa empreitada mas, minha sogra não pôde ficar cuidando das crianças e então Luciane embarcará nas últimas pernas. Estarei ausente na data do aniversário dela e na de aniversário de nosso namoro e mesmo com saudades um do outro e das crianças, não vamos pestanejar, a hora é essa, o Mar nos chama, a aula vai começar!

Narrarei através de relatos e fotos essa jornada pela costa brasileira e agradecemos de antemão ao Fernando e família pelo privilégio em compor a tripulação da viagem inaugural do Guina.


Abraços desde a baía de São Marcos!

6 comentários:

  1. Rico, que bela oportunidade!! Aproveitem bem a travessia e não esqueça de contar tudo!!
    Abraços a todos os envolvidos e Bons Ventos!!!
    ricardo stark

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Cmte. Stark! Obrigado pelas palavras, incentivo e comentário. Abraços e BV!

      Excluir
  2. Rico,
    Que legal!!!esse um sonho de qualquer velejador iniciante, aproveite e nos mantenha informados conforme diz o Cmt Ricardo. Todos os dias que eu chegar do trabalho irei logo ler o blog rsrsrs.

    Bons ventos a todos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilson, obrigado pelo incentivo e entusiasmo em suas palavras, isso é muito estimulante. BV em Paranaguá!

      Excluir
  3. Boa travessia, Rico ! Bons ventos ! Manda notícias !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Júlio, obrigado. Iniciarei com o relato da experiência, acompanhe. BV!

      Excluir