domingo, 6 de abril de 2014

Elas Chegaram!

- Como faço pra chegar aí? – Perguntava Roberto ao telefone ao meio dia.

         Eu explicava e ele tomava nota. No meio da tarde chegaram Roberto e Gorete de motocicleta vindos de Florianópolis, 200 quilómetros daqui. Usaram as velas como pretexto para passear de moto, revisitar São Francisco do Sul e nos fazer uma agradável visita surpresa.

         É domingo e depois do almoço nem as padarias (a maioria) ficam abertas, com isso não pudemos oferecer pães frescos, problema esse rapidamente solucionado com pães integrais de forma e um providencial café passado na hora.

         Abrimos as velas no quintal e pude, a pedido de Roberto, constatar o serviço. A tão esperada Genoa (vela da frente) ficou bem diferente em seu novo formato, especialmente moldada para o Hoje! As outras duas velas originais foram renovadas com reforços em locais estratégicos. A nova Genoa é içada à moda antiga, ou seja, através de garrunchos. Acho esse sistema mais vantajoso, pois, acredito, polpa a vela de intempéries. Aposentaremos o enrolador e por isso pedi ao Roberto que instalasse garrunchos na Buja (vela menor da frente).


Victor, Rico, Luciane, Gorete e Roberto

         O material está pronto. Agora é conter a ansiedade, fazer uma análise meteorológica, conferir a tábua das marés e marcar uma saída para experimentar o comportamento do nosso barquinho.

         E viva o trabalho marinheiro!


         Bons ventos desde a Babitonga!



Um comentário: