domingo, 5 de janeiro de 2014

Turistas versus Veranistas

            Primeiramente quero salientar que fui, a maior parte da minha vida, um veranista. Aproveitava a praia de maneira insípida quando meu avô tinha uma casa no litoral paranaense, Guaratuba. Preconceito e ignorância não me deixavam enxergar o imenso potencial cultural e natural que o litoral guarda. Minha abordagem, assim como a da grande maioria das pessoas quando invadem as praias, era completamente superficial. 

Quem mora no litoral pode vivenciar um estilo de vida muito peculiar, saudável e tranquilo e, mesmo quem só vem a passeio, pode, se souber o caminho, mergulhar de cabeça nessa cultura, mas, para isso, é preciso se permitir.


Desenvolvi uma tabela, com ajuda da Luciane, sobre as diferenças abissais entre os dois perfis que mais encontramos no litoral de nosso país durante o verão, mais precisamente, na eminência da virada do ano. É claro que percentualmente, os veranistas são imensamente mais numerosos, mas, o ideal seria o contrário, repare por quê:

Interessam-se  pela cultura, costumes, história, gastronomia, etc. do lugar.
Não se interessam pelos aspectos peculiares da região por não enxergarem o potencial cultural e, consequentemente, não respeitam tais aspectos.
Visitam locais históricos, Museus, Igrejas e lugares que caracterizam o destino. Apreciam a arquitetura típica e observam detalhes dos lugares por onde passam.
Acreditam que o único atrativo do lugar é a praia (cheia) e que o tempo deve estar sempre “perfeito”. Só interessa o banho de mar.
Como se hospedam em Hotéis e Pousadas, não cozinham em casa, conhecendo os sabores da região e incrementando a economia local.
Como têm imóvel ou alugam um, consomem a mesma comida de onde vieram e muitas vezes a trazem de lá. A única exceção é que, eventualmente, consomem peixe fresco.
Economizam água pois entendem que assim poderão ter uma estadia de melhor qualidade. Utilizam piscinas que não requerem reposição d’água, só seu tratamento.
Como estão em “casa” trazem ou compram todo tipo de quinquilharia. Um exemplo pernicioso é a piscina infantil, que consome enorme quantidade d’água.
Em Hotéis e Pousadas as acomodações tem limite de pessoas, equalizando o uso dos recursos. Nunca há excedente de pessoas por leito.
Quem tem imóvel sabe que “parentes” que você nem sabia que tinha aparecem na hora que a coisa já está caótica e, para piorar, ninguém tem coragem de mandá-los embora, superlotando praticamente todos os imóveis.
Turistas sempre têm bastante dinheiro reservado para usufruir do destino; só exigem qualidade e prestatividade nos serviços.
Veranistas chegam com um orçamento muito reduzido e economizam em tudo que podem, acabam sobrecarregando os recursos do local causando um caos.
Como turistas, respeitam os caiçaras por entenderem que a maioria trabalha para que eles possam usufruir. Sentem prazer no sorriso e acolhimento das pessoas que estão ali para atende-los.
Não respeitam os locais, ocasionando algazarra e baderna sem ter a menor noção de horário e que existem pessoas que moram e trabalham ao seu lado, muitas vezes para servi-las no outro dia no mercadinho da esquina.
Estão sempre em busca de experiências que caracterizam o local e buscam por produtos feitos na região, agregando valor a sua vivência.
Consomem as mesmas marcas de praxe pois não estão abertos à novas experiências. Preferem a quantidade à qualidade e esperam pagar pouco, o que, na prática, é ilusório.
Interessam-se pela natureza local e investem tempo e recursos para poder ter contato com ela.
Ignoram completamente a natureza local causando grande impacto ambiental sem demonstrar remorso.
Querem vivenciar profundamente o destino.
São superficiais em sua abordagem.

Sob essa ótica fica nítida a diferença e que se abra a possiblidade de uma mudança de cultura, pois não é possível deixar de lado aspectos culturais peculiares à cada região, renegando-os a segundo plano, sendo que na maioria das vezes foram primordiais à aparição da nossa civilização, pois nosso país foi descoberto e colonizado pelo litoral.

Abraços da nossa família desde a Ilha Encantada!


2 comentários: