sexta-feira, 14 de março de 2014

Últimos Acertos!

Depois de não tão breve período, nosso barquinho volta a receber o cuidado e atenção necessários. Como já comentado antes, era a vez de guarnecermos o Hoje! com uma vela nova. Ele possuía o que os ingleses denominam working sail, ou seja, duas velas básicas, o jogo de serviço; mestra e bujarrona.

Com o passar do tempo notou-se, através da prática, que os veleiros necessitavam de uma vela mais longa quando o vento não era tão forte, e, assim, foi criada a Genoa. A genoa é mais longa que a Buja, ela ultrapassa a linha do mastro chegando até a metade da retranca, por isso ela também é sempre mencionada utilizando-se porcentagem. A genoa pode ser 125%, 150%. 100% equivale a buja, ou seja, o tamanho exato do triângulo hipotético que temos entre o mastro, convés e estai de proa. Quando esse triângulo é expandido temos então uma genoa que pode variar de tamanho de acordo com o que queremos extrair do barco. Uma genoa 150% equivale então a uma buja e meia no comprimento da esteira. Quanto maior a genoa, em tese, menor o vento. Maior área vélica é uma grandeza proporcionalmente inversa à quantidade de vento. E quando temos ventos muito suaves podemos utilizar as velas maiores; balão, spinnaker, gennaker, etc.

            Um enxoval numeroso de velas só se justifica em caso de regatas, pois os cruzeiristas satisfazem-se com o jogo de serviço mais uma vela opcional, geralmente uma genoa. Como nossa família almeja, em primeira instância, o cruzeiro despretensioso, estamos assim, completando nosso jogo de velas que, teoricamente, pode nos levar a qualquer parte do globo.

            Antes do Hoje! pertencer à nossa família, conheci o Roberto, neto e filho de velejadores. Seu avô trabalhava no histórico estaleiro Arataca de Florianópolis. Conversamos bastante via e-mail e telefone. Por causa dele iniciei a construção de um Tiki 26, catamarã rústico e rápido de cruzeiro. Rogério Martin, inspirado pelo conhecimento de Roberto em catamarãs, resolveu construir um belo Tiki 30. Logo no início da construção julguei impossível a continuação por falta de um local adequado e também fazendo e refazendo cálculos descobri ser mais barato um barco usado. Essa foi minha conclusão, porém, um catamarã sempre custará mais que um monocasco de igual comprimento e estado de conservação.

            Quando nos decidimos pelo Hoje! ele encontrava-se no ICSC (Veleiros da Ilha). A ideia inicial era trazê-lo pelo mar, mas vários fatores orientavam e, finalmente, obrigaram a vinda por terra, coisa que fiz, um pouco contrariado, desejoso que estava de uma primeira experiência numa navegada costeira, e ela seria feita pelo Roberto mais um amigo, eu seria um tripulante.

            Como sabia que Roberto constrói e faz reparos em barcos e velas, já sabia quem faria a tão esperada genoa do Hoje! Semana passada tive o prazer de conhece-lo pessoalmente em seu Estaleiro Artesanal, sua oficina, que fica na parte norte da ilha de Florianópolis; Ponta das Canas. Mostrou-me então uma vela que tinha guardada há tempo, feita em dracon importado. Já era quase certa a negociação, só restando o corte e ajuste, visto que fora confeccionada para um barco maior; 26/27 pés (nosso barco mede 23 pés).


A vela inteira, sem modificações. Cesar simula como a vela deverá ficar.

            Agora é esperar a conclusão do trabalho para testarmos o comportamento da vela no barco. Aproveitamos o ensejo para fazer uma revisão e reparos nas velas antigas que estão boas.

            É com esperança numa performance especial que nos despedimos. Gratos a experiência e presença sempre imprescindível de Cesar.

            Bons ventos desde a Babitonga!



► Conheça o trabalho do Roberto acessando a página do Estaleiro Artesanal (clique aqui);


► Conheça o barco do Rogério Martin acessando a página do Tiki Rio (clique aqui).

4 comentários:

  1. Hummm Vela Nova....Genoa.....muito bom!! O veleiro vai virar um 'Jato' com toda essa área vélica!!

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    1. É Cmte. Stark, o pessoal ficou "buzinando" no meu ouvido por uma Genoa, ficaram com o canto da sereia dizendo que o barco ficaria mais rápido, aí tive que convencer a patroa e a coisa está a caminho. A nova vela promete! Obrigado pelo comentário, abraços!

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    2. Qual o contato do Roberto... esse fabricante de velas

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    3. Tudo bem Carlos?

      O contato do Sr. Roberto pelo facebook é esse: https://www.facebook.com/roberto.costasousafilho?fref=ts

      Ele mantém um blog com seus trabalhos, dê uma olhada lá: http://estaleiroartesanal.blogspot.com.br/

      Obrigado pelo interesse e comentário, grande abraço!

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