Depois de não tão
breve período, nosso barquinho volta a receber o cuidado e atenção necessários. Como já comentado antes, era a vez de guarnecermos o Hoje! com uma
vela nova. Ele possuía o que os ingleses denominam working sail, ou seja, duas velas básicas, o jogo de serviço;
mestra e bujarrona.
Com o passar do tempo
notou-se, através da prática, que os veleiros necessitavam de uma vela mais
longa quando o vento não era tão forte, e, assim, foi criada a Genoa. A genoa é
mais longa que a Buja, ela ultrapassa a linha do mastro chegando até a metade
da retranca, por isso ela também é sempre mencionada utilizando-se porcentagem.
A genoa pode ser 125%, 150%. 100% equivale a buja, ou seja, o tamanho exato do
triângulo hipotético que temos entre o mastro, convés e estai de proa.
Quando esse triângulo é expandido temos então uma genoa que pode variar de
tamanho de acordo com o que queremos extrair do barco. Uma genoa 150% equivale
então a uma buja e meia no comprimento da esteira. Quanto maior a genoa, em tese,
menor o vento. Maior área vélica é uma grandeza proporcionalmente inversa à
quantidade de vento. E quando temos ventos muito suaves podemos utilizar as
velas maiores; balão, spinnaker, gennaker, etc.
Um
enxoval numeroso de velas só se justifica em caso de regatas, pois os
cruzeiristas satisfazem-se com o jogo de serviço mais uma vela opcional,
geralmente uma genoa. Como nossa família almeja, em primeira instância, o
cruzeiro despretensioso, estamos assim, completando nosso jogo de velas que,
teoricamente, pode nos levar a qualquer parte do globo.
Antes
do Hoje! pertencer à nossa família, conheci o Roberto, neto e filho de
velejadores. Seu avô trabalhava no histórico estaleiro Arataca de
Florianópolis. Conversamos bastante via e-mail e telefone. Por causa dele
iniciei a construção de um Tiki 26, catamarã rústico e rápido de cruzeiro. Rogério
Martin, inspirado pelo conhecimento de Roberto em catamarãs, resolveu construir
um belo Tiki 30. Logo no início da construção julguei impossível a
continuação por falta de um local adequado e também fazendo e refazendo
cálculos descobri ser mais barato um barco usado. Essa foi minha conclusão,
porém, um catamarã sempre custará mais que um monocasco de igual comprimento e
estado de conservação.
Quando
nos decidimos pelo Hoje! ele encontrava-se no ICSC (Veleiros da Ilha). A ideia
inicial era trazê-lo pelo mar, mas vários fatores orientavam e, finalmente,
obrigaram a vinda por terra, coisa que fiz, um pouco contrariado, desejoso que
estava de uma primeira experiência numa navegada costeira, e ela seria feita
pelo Roberto mais um amigo, eu seria um tripulante.
Como
sabia que Roberto constrói e faz reparos em barcos e velas, já sabia quem faria
a tão esperada genoa do Hoje! Semana passada tive o prazer de conhece-lo
pessoalmente em seu Estaleiro Artesanal, sua oficina, que fica na parte
norte da ilha de Florianópolis; Ponta das Canas. Mostrou-me então uma vela que
tinha guardada há tempo, feita em dracon
importado. Já era quase certa a negociação, só restando o corte e ajuste, visto
que fora confeccionada para um barco maior; 26/27 pés (nosso barco mede 23
pés).
A
vela inteira, sem modificações. Cesar simula como a vela deverá ficar.
Agora
é esperar a conclusão do trabalho para testarmos o comportamento da vela no
barco. Aproveitamos o ensejo para fazer uma revisão e reparos nas velas antigas
que estão boas.
É
com esperança numa performance especial que nos despedimos. Gratos a
experiência e presença sempre imprescindível de Cesar.
Bons
ventos desde a Babitonga!
Hummm Vela Nova....Genoa.....muito bom!! O veleiro vai virar um 'Jato' com toda essa área vélica!!
ResponderExcluirÉ Cmte. Stark, o pessoal ficou "buzinando" no meu ouvido por uma Genoa, ficaram com o canto da sereia dizendo que o barco ficaria mais rápido, aí tive que convencer a patroa e a coisa está a caminho. A nova vela promete! Obrigado pelo comentário, abraços!
ExcluirQual o contato do Roberto... esse fabricante de velas
ExcluirTudo bem Carlos?
ExcluirO contato do Sr. Roberto pelo facebook é esse: https://www.facebook.com/roberto.costasousafilho?fref=ts
Ele mantém um blog com seus trabalhos, dê uma olhada lá: http://estaleiroartesanal.blogspot.com.br/
Obrigado pelo interesse e comentário, grande abraço!