Um desses mastros
era o Hoje! à nossa espera
Há um ano atrás estávamos decidindo
quanto ao barco que melhor atenderia a necessidade individual e coletiva de
nossa tripulação. Avaliávamos um veleirinho até 20 pés, mas, os disponíveis,
não permitiriam um pernoite confortável para nós quatro. Então consideramos a
faixa dos vinte e poucos pés.
Experimentamos dois barcos modelo Velamar 24. Muito bons navegando porém a
conservação deixava a desejar. Vimos outros modelos e projetos não se
encaixando nenhum ao nosso perfil. Muitos veleiros são concebidos para regatas
e, eventualmente, podem ser usados para passeios ou cruzeiros, são espartanos
por natureza e para esse fim, geralmente tem o convés mais livre, o que, acaba inviabilizando
um espaço interno maior.
Outros barcos são projetados visando-se
o passeio, mínimo de conforto e um pouco de espaço interno, o que, num projeto
desse tamanho, vinte e poucos pés, é algo limitado. Era nessa linha que nos
focamos; um barco para a família passear, conhecer melhor o mar; aprendizado
mútuo. Nessa busca as opções foram aos poucos sendo eliminadas. Quase optamos
por um Brasília 23 de um senhor muito
bacana e zeloso, mas o barco ainda não era “o nosso número”.
Dentre os poucos projetos que restaram
descobrimos o Cruiser 23, barquinho
que respondia de maneira satisfatória aos nossos anseios. Luciane encontrou um
anúncio virtual de um exemplar em Florianópolis. O próximo passo foi conhecê-lo
no Veleiros da Ilha (ICSC – Iate Clube
Santa Catarina). Numa primeira velejada pela baía de Floripa a impressão
foi boa e a partir daí iniciamos o processo de compra. Procurei me informar
sobre o estaleiro onde foi fabricado e outros detalhes técnicos mas as informações
são muito escassas. Em seu documento consta que foi fabricado no extinto
estaleiro Neummar de Porto Alegre –
RS.
Na próxima postagem contaremos como foi
o dia da chegada do Hoje!
ao Capri e as agradáveis experiências que tivemos por conta do nosso barquinho.
Bons ventos desde a Babitonga!
Blz Ricco tudo bem!!!
ResponderExcluirPois e, esse e o trabalho que temos para achar o barco ideal para família e para o bolso, parecem que comprarmos o barco quase na mesma época. Também olhamos na internet o hoje, estava na ponta da agulha para ver, mas primeiro decidimos olhar um na represa de Guarapiranga em Sp e outro em Ilha bela, o da represa totalmente diferente que estava no anuncio muito feio. Fomos para ilha bela quando chegamos e olhamos o Cruiser 23 foi paixão a primeira vista fechamos negocio na mesma hora colocamos em cima de um caminhão e logo em seguida já estava na baia de Antonia. Esse Cruiser nosso e americano e não tem motor central ele tem duas quilha fixa bem legal.Até o momento esta atendendo a nossa expectativa bem confortável comporta quatro tripulante tranquilo.
Bons ventos desde a Antonina
Maravilha Nilson!
ExcluirInteressante a informação de que seu Cruiser 23 tem quilha dupla e é estadunidense. Fiquei sabendo, estudando aqui pela internet, que é uma solução britânica essa coisa de quilha dupla. Tem a vantagem de poder encalhar sem ficar adernado e, acredito, também tem menos calado facilitando chegar perto de alguma praia. É isso mesmo?
Bem que notei diferenças no desenho do seu barco, então agora está explicado, bem interessante. Quanto ao espaço interno deve ser bem semelhante, comportando, idem, quatro pessoas com relativo conforto, o necessário para quem se faz ao mar.
Obrigado pelos comentários e audiência assíduos.
Abraços e bons ventos em Paranaguá!
qual o pé direito da cabine? a construção é madeira ou fibra?
ResponderExcluirSeja bem-vindo Douglas, é um privilégio receber seu comentário em nosso querido Blog.
ExcluirO pé direito do Cruiser 23, se não me engano, é de no máximo 1,30 cm, altura normalmente encontrada em veleiros cabinados deste porte.
Assim como os veleiros construídos àquela época esse barquinho foi fabricado em série e em fibra de vidro.
Agradecemos pelo interesse e comentário.
Grande abraço da nossa família à sua!
O seu barco fica onde atualmente amigo?
ResponderExcluirOlá Flor & Encanto, tudo bem por aí?
ExcluirO Hoje! foi vendido em 2014 e desde então esperamos por uma nova oportunidade de adquirir outro veleiro. Novidades virão por aí e dentro em breve as contaremos por aqui, fique de olho!
Nosso muito obrigado por sua audiência, comentário e interesse.
Um abraço de nossa família à sua desde a baía Babitonga e bons ventos!