domingo, 3 de agosto de 2014

Cicloturismo pelas praias de São Francisco do Sul


         Desde que nos mudamos para São Francisco do Sul, vindos e naturais de Curitiba, começamos a fazer caminhadas e pedaladas por Itaguaçu, local que escolhemos como morada e também como ponto propício para pouso de pessoas interessadas em desfrutar das belezas inerentes a esse lugar. Com a pousada buscamos compartilhar dessas prováveis experiências e sensações. A cada nova micro exploração que empreitamos, a ilha mostra-se especial. Como, por enquanto, estamos sem embarcação própria, o que, de certa forma não é problema, pois recebemos reiterados convites para compor a tripulação de outros barcos, vamos relatar alguns de nossos passeios terrestres, mas, invariavelmente envoltos por água, visto que estamos numa ilha e mesmo em seu centro nasce o Rio Acaraí. A boa nova é que cogitamos um novo barquinho e logo apareceremos com a novidade.

         Peço portanto, licença a nossos leitores antigos, pois vou estender o blog para além das fronteiras estabelecidas visando atingir pessoas interessadas num destino eco turístico que tem muito a oferecer também por terra. A vocação náutica de São Chico é inevitável mas, por ora, colocaremos o pé no chão para explorar e descobrir as várias facetas desse lugar que encanta há séculos desde os índios Carijós até os primeiros franceses que desembarcaram por aqui há mais de quinhentos anos.

         Um passeio que venho fazendo com meu filho (7 anos) repetidas e incansáveis vezes é ir até a Enseada, distante 7 km. Já tivemos hóspedes que trouxeram suas bicicletas para poder aproveitar melhor da estadia e isso inclusive, despertou-me sobre esse relato. A bicicleta tem um ritmo muito diferente do automóvel fazendo possível a passagem por lugares mais agradáveis e pitorescos, isso torna apraz o exercício contemplativo da mente e também a prática descompromissada da fotografia. Exercitamos o corpo e exigimos de nosso aparelho respiratório culminando com incremento de nosso olfato. Já percebeu que quando estamos pedalando abrem-se as portas da percepção sensorial e o sentido mais beneficiado é o olfato? Outro poderoso efeito colateral é o resultado dessa oxigenação e circulação; é melhorada a função cerebral auxiliando até no espairecer das ideias. Sem contar que liberamos o hormônio denominado serotonina que nos causa grande prazer, incrementando o humor, mesmo cansados depois de uma longa pedalada.

         A topografia de São Francisco do Sul é no geral plana, isso favorece sobremaneira a prática do ciclismo. Muitas paisagens aquáticas de tirar o fôlego exigirão a mais dos pulmões pois além do ar puro vindo diretamente do oceano é preciso parar várias vezes para assistir ao espetáculo natural que deixa boquiabertos seus transeuntes.

         Nos despedimos com as imagens captadas no último passeio.


         Grande abraço e até a próxima!


Saída através das ruas secundárias de Itaguaçu



Os belos jardins que encontramos pelo caminho


Nosso destino final, a praia da Enseada


Fomos vítimas de um pôr do sol avassalador



Os tradicionais barcos de pesca da Enseada


Na volta, os resquícios de luz refletidas sobre a foz do Rio Acaraí


Nenhum comentário:

Postar um comentário